Peletização de matérias primas
A Borregaard é uma das principais produtoras de aglutinantes para peletes à base de lignina com mais de 30 anos de experiência em peletização de ração. Nos últimos anos o aumento da utilização de peletes para outras finalidades (biocombustível, otimização de armazenamento e nutrição animal) aumentaram significativamente. A utilização dos aglutinates LignoBond DD e PellTech para este fim tem o objetivo de proporcionar os seguintes benefícios:
- Melhorar a durabilidade do pelete
- Melhoria da qualidade física do pelete
- Redução de pó (finos)
- Melhoria da eficiência da peletização
- Redução dos custos de energia
O processo de peletização de matérias primas é utilizado em segmentos como nutrição animal e biocombustíveis. Na nutrição animal a peletização ocorre com farelo de soja e polpa cítrica entre outros.
A utilização de aglutinantes para peletização de farelo de soja e polpa cítrica resulta nos mesmos benefícios da peletização de ração:
- Melhora consistente na qualidade/durabilidade (PDI) do pelete
- Redução no consumo de energia
- Aumento das taxas de produção
- Redução de paradas da matriz
- Melhoria na rentabilidade da fábrica
Na combustão de biocombustíveis, a peletização de bagaço de cana-de-açúcar ocorre com o objetivo de queima para produção de energia.
Os peletes de sub-produtos provenientes da indústria de biocombustíveis são considerados fontes de energia renováveis. Ao contrário dos combustíveis fósseis, os biocombustíveis podem ser renovados em curto espaço de tempo.
Quando estes peletes queimam, dióxido de carbono é emitido é liberado na atmosfera com os gases de combustão. Florestas em crescimento utilizam o dióxido de carbono para a formação de biomassa e o ciclo do dióxido de carbono é assim fechado. Portanto, o dióxido de carbono emitido com a queima dos biocombustíveis não aumenta a quantidade deste composto já existente na atmosfera.
Vantagens e desvantagens da queima de peletes:
- Redução dos custos operacionais (Eletricidade e Óleos)
- Combustível renovável
- Baixas emissões de compostos prejudiciais ao ambiente
- Otimização de espaço de armazenamento
- Otimização de mão-de-obra
Ref: Agência Sueca de Energia www.energimyndigheten.se